Ah, a maioria de nós responde essa questão com um SIM bem grande, mas nem sempre é assim na prática. O comportamento esperado de um gestor é que ele tenha alta capacidade em delegar tarefas. Mas afinal, o que é delegar?
A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, principalmente para os cargos de liderança.
Afinal de contas, o que é Liderança?
O conceito de liderança tem evoluído ao longo dos tempos.
Nos anos 20 o sociólogo Max Weber identificava líderes burocráticos detentores de patrimônio e carismáticos. Nos anos 40 houve um forte desenvolvimento nestes estudos com o apoio do exército do EUA, que os utilizaram na seleção dos seus oficiais e nos anos 50 muitos outros estudos surgiram nas ciências comportamentais, levando a abordagem da liderança para outros âmbitos e outros grupos.
Considero que Liderança, hoje, é então a atividade de gestão que, por meio da comunicação e motivação do pessoal, leva este e a sua equipe a realizarem as atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa.
O líder deve ter visão e valores, integridade, vontade de assumir riscos e devem ser agentes de descentralização e de mudanças. E aí, entra a delegação de tarefas!
Liderança x Delegação
Um das ferramentas mais produtivas no trabalho em equipe consiste na DELEGAÇÃO DE TAREFAS. Esta ferramenta, se bem utilizada, pode levar o rendimento da equipe a níveis destacáveis. E o líder tem um papel fundamental nesse resultado.
Embora seja este um fato já comprovado, inúmeras vezes se encontram casos de chefes, supervisores ou funcionários com responsabilidade de mando que se queixam de que "o tempo não dá para fazer tudo". As principais razões para não delegarem em outras pessoas a realização das tarefas necessárias são:
* Acreditar que "só eu sou capaz de fazer a tarefa corretamente";
* "Meus subordinados não são tão responsáveis como a situação requer";
* "Não consigo encontrar quem saiba realmente fazer o que se deve" ou,
* "Não tenho tempo para explanar como devem se fazer as coisas".
Essas reações esboçam o medo de perderem autoridade ou poder ou simplesmente, não sabem como delegar. Muito provavelmente a última opção seja a verdadeira razão do problema.
O gestor deve procurar ter ao seu redor pessoas capacitadas e responsáveis com quem trabalhar. Essa é sua maior prioridade. Deve organizar seu tempo para que as tarefas sejam distribuídas corretamente e de forma que a equipe entenda o que foi solicitado.
Delegar sempre implica transferir certa porção de poder. O primeiro passo do líder, então, é decidir quanta liberdade vai conceder à pessoa que vai realizar a tarefa. As atribuições devem ser concedidas por meio de instruções precisas, demonstrando segurança. O líder deve ser claro quanto ao processo da atividade. Quanto maior for seu número de acertos, maior seu poder de direção.
Na hora de escolher a quem delegar, o líder deve refletir nos seguintes aspetos:
* A pessoa escolhida tem os conhecimentos e o nível de experiência adequados?
* Já fez algo similar ou é a primeira vez?
* É confiável?
* É confiável?
* Cumpre com seus compromissos?
* Quanto tempo vai demandar supervisá-lo?
* Que tipo de supervisão ele requer?
* Quão crítico é o processo envolvido?
* Quão crítico é o processo envolvido?
* Que efeitos pode ter o sucesso ou o fracasso neste caso?
* Há tempo suficiente para experimentar ou os prazos estão por se terminar?
* Há tempo suficiente para experimentar ou os prazos estão por se terminar?
A escolha da pessoa adequada e a forma de delegação de tarefas podem significar não só o sucesso no resultado final, mas também o crescimento pessoal de quem realizou.
A atribuição de responsabilidade para equipe gera maior comprometimento e maior nível de desempenho no futuro.
Delegar certo e de forma coerente é essencial para seu próprio sucesso. Lembre-se Delegar é diferente de descarregar!
Dê feedback aos colaboradores sobre a tarefa realizada, ouça as opiniões, ainda que divergentes das suas, reconheça as falhas, se proponha a melhorar e saiba que não existe perfeição nesse processo, o que existe é RESPEITO ao outro e este cabe em todo lugar!
Fiquem com Deus!!
Romênia Gomes
Psicóloga CRP 09/3160
Auditora Líder da Qualidade
www.evidenceconsultoria.com
evidence@evidenceconsultoria.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário